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sexta-feira, 15 de julho de 2011

O brincar

A capacidade de resolver problemas utilizar a imaginação e a criatividade passam a ser requisitos cada vez mais indispensáveis, enquanto que a capacidade de memorização, repetição e mecanização se tornam insuficientes frente à eficácia dos computadores e das máquinas em geral.
A forma lúdica de ensinar vêm ganhando espaço na vida escolar das crianças com a pretensão de tornar as aulas mais agradáveis, fazendo com que a aprendizagem torne-se algo fascinante e através do lúdico o aluno tenha a oportunidade de desenvolver várias competências e habilidades, participando de brincadeiras as crianças realizam escolhas, tomam decisões e organizam estratégias.
Sabemos que aos olhos das crianças tudo é brinquedo. Elas não tem dificuldade em brincar, pois é através do lúdico que elas desenvolvem sua opinião para determinar o aprendizado então, para o alfabetizar, a brincadeira enriquece o espaço de aprendizagem, na medida em que favorece o desenvolvimento da criança.
A partir do brincar (professores, alunos e pais) lidam com a possibilidade de se aprender permitindo a aquisição/ressignificação de conhecimentos que se movimentam em direção ao saber.
Não é de hoje que sabemos que os brinquedos e brincadeiras encantam crianças e adultos, assim como é conhecido que eles são importantes para o processo de construção de conceitos ou vivência de papéis.
A realização de brincadeiras com os alunos envolve o planejamento e o estímulo, bem como a interação do professor para que, mais que brincar a criança possa aprender a desenvolver-se.

2 comentários:

  1. Lindo o teu trabalho Claudinha...admiro tua dedicação, a maneira com a qual trata os alunos e os colegas, pois ve-se que realmente amas o que faz, e isso é o que faz a difença!!!
    Cibele Coffy

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  2. Que lindo o trabalho dos dias dos pais no DH...muito criativo...jamais desista de fazer o melhor,mesmo que o apoio,esperado, não chegue !!! Bjs
    Cibele Coffy

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