Total de visualizações de página

domingo, 7 de agosto de 2011

Há muita brincadeira, diversão e aprendizado nas Festas Juninas!!!

No projeto “festa Junina” que aconteceu nos meses de Junho e Julho os alunos descobriram, segundo o sait do Wikipédia que :
 ( Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João". Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa — Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália).
 Embora também sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, é na região Nordeste que elas ganham grande expansão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Falando em agricultura os alunos aprenderam também que o mês de Junho é a época da colheita do milho, grande parte pratos típicos como os doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de Junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
Para que esse projeto tivesse uma cara mais encantadora, e mais artística além das danças e do colorido natural, busquei um autor que tivesse a ver com as festas juninas então descobrimos Alfredo Volpi com suas bandeirinhas e mastros, então  rapidinho levei para a sala de aula.
<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/4B0CsxyAvI8?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Os alunos encantaram-se e logo estávamos confeccionando as “Bandeirinhas do Volpi”, querem ver?!?!?...




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário